Na manhã desta sexta-feira (30), o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Maués (SAAE), Luiz Carlos Dinelli falou para nossa reportagem das ações que estão sendo realizadas visando melhorar o abastecimento de água nos mais de 10 mil domicílios da cidade do Guaraná.
O diretor do Serviço de Água, Luiz Carlos Dinelli disse que na sede municipal foi feita a ampliação de rede de abastecimento para os Bairros São Domingos (Ruas Guaraná, Pitanga e outras) zona leste, expansão para o Senador José Esteves na zona sul e Donga Michiles na zona norte da cidade.
Fotos Prefeitura de Maués (AM).
“Melhoramos e substituímos redes de outros bairros da cidade de Maués, mas o volume maior de obras no que se refere a rede de água estão sendo feitas pelo Programa de Saneamento Integrado de Maués (PROSAI) cerca de 5 quilômetros e paralelo a isso estão sendo executadas obras do Esgotamento Sanitário com 15 quilômetros de extensão, além da construção de 06 elevatórias que serão responsáveis pelo bombeamento do esgoto da cidade para a Estação de Tratamento localizada na zona norte de Maués”, destacou Dinelli.
O Diretor informou que o Prosai contemplou o Município com a perfuração de mais 06 poços artesianos obedecendo as normas de Legislação Ambiental, visando aumentar a produção de água.
Zona Rural
De acordo com o Diretor Luiz Carlos na zona rural do Município, o SAAE conseguiu revitalizar poços artesianos que estavam paralisados há anos. “Conseguimos substituir bombas submersas, cabeamento, painel elétrico, instalação de caixa de água para armazenamento para facilitar o abastamento e expansão da rede nas comunidades ribeirinhas atendidas. Somente na Região do Rio Apocuitaua atendemos as comunidades da Ponta Alegre, Enseada, Bom Jesus com mais de 02 quilômetros de rede de água e outras 40 comunidades nos demais polos do Município”, afirma o Diretor.
Outras Ações
Com relação ao problema na rede de esgotamento sanitário do Conjunto Senador José Esteves II na zona sul, o diretor Luiz Carlos disse que os equipamentos instalados no Sistema de Esgotamento do Conjunto por gestões municipais passadas não eram adequados e com o passar do tempo ficaram sucateados resultando na situação caótica atual. “Estamos trabalhando para resolver o problemas do sistema de esgotamento das 500 casas do Conjunto, como também o fornecimento de água regular”, frisou.
Rede de esgotamento sanitário (Senador José Esteves II) e falta de água no Bairro São Domingos, são problemas serão priorizados pelo SAAE de Maués. (Fotos: Allison Mota – Folha de Maués).
Já no bairro São Domingos na zona leste que sofre com desabastecimento de água sobretudo nas áreas mais altas da comunidade, o diretor informou que em “função de uma rede mal projetada que atenderia 30 famílias e atualmente são 300”, o SAAE por determinação do Prefeito Júnior Leite elaborou um projeto que será apresentado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para ser completado com as Obras do Prosai Maués.
