Da Redação FMC

Neste domingo (2 de novembro), centenas de maueenses prestaram homenagens aos seus entes familiares e amigos falecidos nos dois Cemitérios Públicos de Maués (a 258 quilômetros de Manaus), o São João Batista no centro e o Recanto da Paz no Bairro Mário Fonseca zona norte da cidade.

O Cemitério São João Batista é o mais antigo do Município, datado dos meados do século 19, quando a Cidade de Maués era chamada de Vila da Conceição. Em 1910, o Intendente Municipal Adolpho Cavalcante mandou construir os muros da frente com portão e grades de ferro fundido, bem como, a Capela do referido Cemitério público.

Em 2019, na administração do Prefeito Júnior Leite, foi construído e inaugurado o Novo Cemitério denominado Recanto da Paz na Estrada Maués Miri no Bairro Mário Fonseca. Em razão do antigo Cemitério São João Batista  não ter espaço para sepultamentos.

Grinaldas e Arranjos

Nas semanas que antecedem o Dia dos Finados, os artesãos e artesãs do Município aproveitou a oportunidade para confeccionar Grinaldas de Flores e outros arranjos, que são vendidos nos portões dos Cemitérios da Terra do Guaraná. Além das tradicionais velas comercializadas neste dia, compradas pelos moradores e que são acendidas nos túmulos e sepulturas, para homenagear as pessoas falecidas.