No último sábado (2), começou a funcionar a Nova Unidade Prisional do Município de Maués, a 258 quilômetros de Manaus, com capacidade para 125 detentos.
A construção desse Novo Presídio iniciaram em 2010, com recursos do Ministério da Justiça e Governo do Amazonas, com obras paralisadas ao longo dos anos. A Nova Estrutura Prisional da cidade está localizada na Estrada Guaranatuba fora do perímetro urbano do Município.
Os detentos foram transferidos no último sábado (2) da antiga Unidade Prisional que foi construída na década de 1990, adaptada entre 1996-1997 para funcionar como Presídio.
Infraestrutura e Policiamento
É importante frisar a falta de planejamento por parte do Governo do Estado para funcionamento dessa Nova Unidade Prisional em Maués, abaixo algumas questões:
– Falta de Efetivo Policial na 10ª Companhia Independente da Polícia Militar que conta com menos de 20 policiais para atender o Município com população de 65.714 habitantes.
– A estrada Guaranatuba que dá acesso ao Novo Presídio está em condições precárias, considerando a atual situação, com riscos iminentes de acidentes;
– Não existe iluminação na estrada;
– Não existe sinalização;
– Não existe pavimentação, situação que vai piorar no período de inverno.
Outra preocupação da Comunidade Maueense com o funciomento dessa Nova Unidade Prisional é que a mesma vai receber detentos de outros municípios da região, tendo em vista que Maués, enfrenta alto índice de tráfico de drogas. E o Governo do Amazonas não aparelhou o Sistema de Segurança Pública no Município frente a eventuais problemas que poderão acontecer, como rebeliões ou fugas em massa.


