DESPEDIDA?

Informações extraoficiais relatam que este ano os Bois Bumbás Mirins Malandrinho e Charmosinho (formados pelas Crianças da Catequese) e Quadrilhas fizeram suas últimas apresentações na Festa de São Pedro Apóstolo em Maués. Alguns dirigentes relataram o caso, situação que desmotiva os grupos folclóricos que surgiram no seio da Comunidade Católica São Pedro Apóstolo, antes de ser tornar Paróquia.
Os grupos são atrações Culturais da Festa do Padroeiro São Pedro, incentivados na década de 1990 do século passado e nas duas primeiras décadas deste novo século  pelos padres italianos, especialmente o saudoso Padre Bruno Mascarin. Situação Preocupante.

LIGA DO MITO E LENDAS DO GUARANÁ

Segundo informações dos Dirigentes dos Grupos Maraguás, Porantin e Corpo de Dança de Maués/CDM, a Liga do Mito e Lendas do Guaraná de Maués, entidade fundada em 2011, será reativada e já tem Nova Diretoria Administrativa, sendo presidente Marcos Ferreira e Vice Djalma Cardoso.
A iniciativa da reativação da Liga foi da Secretária de Cultura de Maués, Ocilene Gomes que entender que os três Grupos unidos, terão mais força para pleitear recursos para o preservação das Apresentações Culturais do Mito do Guaraná Sateré Mawé, Lenda do Guaraná Cerêçáporanga e Lenda do Guaraná Curumim (versão alusiva ao Mito).
Marcos Ferreira, novo presidente que será aclamado em Assembleia Geral informou que a Secretaria de Cultura do Município pretende organizar a Disputa Cultural do Mito e Lendas do Guaraná na 43ª Festa do Guaraná de Maués 2025. A questão já foi discutida com os Dirigentes dos Grupos que formam a Liga e todos se comprometem realizar um grande trabalho para o Engrandecimento da tradicional Festa do Guaraná.