Mais de 200 alunos da rede pública foram alcançados pela ação.

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 48ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Maués (a 258 quilômetros de Manaus), junto ao Conselho Tutelar do município promoveu, nesta sexta-feira (16), uma palestra educativa na Escola Estadual Prefeito Donga Michiles, com foco no combate a crimes praticados contra crianças e adolescentes.

A ação integra a Operação Caminhos Seguros, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que tem como objetivo intensificar o enfrentamento a diferentes formas de violência e criminalidade contra crianças e adolescentes em todo o território brasileiro.

A palestra foi ministrada pelo delegado Roab Rocha, da 48ª DIP, e abordou temas como prevenção de abusos, exploração sexual, negligência, agressões físicas e psicológicas, além de reforçar a importância da denúncia e dos canais adequados para relatar esses crimes.

Foram alcançados mais de 200 alunos da instituição de ensino, proporcionando um espaço de escuta, orientação e esclarecimento sobre os direitos das crianças e adolescentes”, destacou o delegado.

A autoridade policial ressaltou que o principal objetivo da Operação Caminhos Seguros é fortalecer a rede de proteção e garantir que a juventude esteja informada e empoderada para identificar situações de risco e buscar ajuda.

“A informação é uma ferramenta poderosa na prevenção da violência”, afirmou Roab Rocha.

Denúncias

A Polícia Civil reforça que casos de violência contra crianças e adolescentes po7dem ser denunciados, de forma anônima, por meio do Disque 100, dos Direitos Humanos, ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), além das unidades policiais mais próximas.

FOTOS: Divulgação/PC-AM.

Palestra sobre combate à violência contra crianças e adolescentes em Maués. (Fotos: Divulgação/PC-AM).