Numa reunião convocada na tarde da última quinta-feira (8), pela Secretária de Cultura e Turismo de Maués (a 258 quilômetros de Manaus), Ocilene Gomes com os Representantes dos Grupos Culturais do Mito e Lendas do Guaraná do Município (Alcinei Pimentel/Charles Mota – Maraguás-FMC, Marcos Ferreira – Corpo de Dança de Maués-CDM & Djalma Cardoso – Porantin), com lançamento de propostas as respectivas apresentações para o fortalecimento da Cultura Mítica e Lendária do Guaraná na Comunidade Maueense, como:
– Chamamento de público para conhecer a História de cada Representante das apresentações (trabalho, Memórias e contribuições;
– Apresentações culturais Voluntárias dos Grupos nos Espaços Culturais da Prefeitura – despertando o sentimento de valorização dessas manifestações culturais feitas pelos diretores dos Grupos por parte da comunidade;
E uma possível Disputa Cultural do Mito do Guaraná Sateré Mawé, Lendas do Guaraná Curumin e Lenda do Guaraná Cerêçáporanga durante a realização da 43ª Festa do Guaraná de Maués 2025.
Ocilene Gomes, ressaltou aos dirigentes dos recursos federais voltados para a Cultura, apresentando 3 Editais que podem ajudar na manutenção dos Grupos e suas manifestações culturais. Marcos Ferreira fez alguns questionamentos sobre os Editais, banca avaliadora, tendo vista as reclamações com relação aos Editais. A Secretária Ocilene Gomes disse que tudo transcorre regularmente, ” apesar do pouco, tentaremos prorrogar os prazos de entrega dos Projetos para beneficiar os seguimentos culturais da Cidade”.
Alcinei Pimentel (Grupo Maraguás FMC), pontuou a questão das propostas “interessantes para o fortalecimento das apresentações culturais, no entanto, lá atrás nos primórdios da Festa do Guaraná, não fora incentivado isso e conscientizado a Comunidade de Maués da Importância das Apresentações culturais, e isso hoje prejudica bastante esse reconhecimento.”
Pimentel frisou as famigeradas “Paixões Políticas” – um câncer que Maués precisa curar, situação que ao longo dos anos tem prejudicado uns Grupos e beneficiados outros. Citou a questão da Liga do Mito e Lendas do Guaraná fundada em 2011, pelo três Grupos, mas “os interesses pessoais de alguns diretores dos Grupos falou mais alto”.
“Com o racha na Liga em 2014, 2 Grupos foram beneficiados pelas Gestões Municipais seguiram muito bem obrigado. Frustrante isso!!! Duas de suas propostas são muito boas, porém, apresentações voluntários nos espaços públicos e no aniversário da cidade – tem ônus e bônus, pontos que devem ser considerados,” frisou Alcinei Pimentel.
A secretária disse que a Regularização da Liga do Mito e Lendas do Guaraná é fundamental para o fortalecimento das Manifestações culturais e a unidade dos grupos para a Busca de recursos para investimentos nas apresentações. Marcos Ferreira (Grupo CDM) disse que ele e a companhia CDM estão dispostos a Reativar a Liga, bem como Alcinei Pimentel e Charles Mota (Grupo Maraguás), também se prontificaram a ajudar.
O Diretor Djalma Cardoso, na escuta da pauta do importante encontro com os três Grupos, destacou que é necessário ver os trâmites legais para Regularização da Entidade, que será de fundamental importância para o fortalecimento das Lendas e do Mito do Guaraná. E também está disposto a contribuir com sua companhia de dança para ajudar a fortalecer o trabalho cultural feito há muitos anos.
DISPUTA CULTURAL
Para os Diretores a Ideia é boa, mas é necessário ver com cautela. Questões como Estrutura de Palco, investimentos com prestações de contas, verificação critérios culturais, tempo de apresentação, visto que algumas levam muito tempo e cansa o público.
“A ideia é muito boa, mas temos que reunir internamente os três Grupos para analisar com calma e definir. Questões como: Musicalidade (Tambores de Gambá), conservação do Teatro cênico (mudo) dançado, devem ser mantidos para não retirarem a essência folclórica das Apresentações. Visto que as Apresentações do Mito e Lendas do Guaraná são únicas e pioneiras no Estado que ainda conversam suas essências, embora a indústria cultural não vise isso”, argumentou Alcinei Pimentel.
A secretaria de Cultura Ocilene Gomes, disse que a Gestão da Prefeita Macelly Veras quer resgatar esse pertencimento cultural, com a valorização do Mito e Lendas do Guaraná não só na Festa do Guaraná, mas para os eventos culturais do Município. Ocilene Gomes solicitou um projeto Unificado dos Grupos para o Aniversário dos 192 anos do Município de Maués para a próxima semana, para inseri-los nas programação festiva em junho.
Os três diretores dos Grupos Mito e Lendas se comprometem construbuir com a atual Gestão Municipal, frente às três propostas apresentadas e Reativação da Liga. Mas esperam que “mágoas políticas”, não venham prejudicar o trabalho dos Grupos do Mito e Lendas do Guaraná que estão dispostos a enaltecer a Bandeira Cultural do Município, por meio do apoio da atual administração municipal.



