Para quem realiza caminhada na Estrada dos Moraes pelas calçadas se depara com o mato e capim, que toma conta da maior parte dos trechos da referida vicinal.
Essa importante vicinal, liga a Cidade de Maués a região produtora do Rios Moraes e Maués Miri, é bastante utilizada por moradores da mesma e munícipes que realizam atividades físicas (caminhada ou corrida), e precisa passar pelo meio da pista, correndo risco de sofrer acidente (carro e motocicleta).
A referida vicinal foi aberta entre 1947-1948, na administração do ex-prefeito José Batista Michiles, foi asfaltada da Fábrica da Ambev-Filial Maués até o atual IFAM entre 1995 – 1996//2001-2004, na gestão do ex-prefeito Sidney Leite.
Já o trecho final de aproximadamente 2, 28 quilômetros, após 73 anos foi pavimentado, dotado com calçada, meio fio e sarjenta na administração do ex-prefeito Júnior Leite em 2020.
Atualmente a importante vicinal que liga a Cidade do Guaraná, enfrenta o problema do capim e mato. E precisa de uma urgente limpeza, para facilitar o tráfego de moradores pedestres.
Limpeza e Iluminação Pública são questões básicas de uma Cidade.






