Da Redação FMC – 11/Abril/2025.

No final da tarde da última quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Maués, a 258 quilômetros de Manaus, em Sessão Especial no Plenário Davino Gomes de Albuquerque, entregou o Título de “MULHER BRILHANTE”, para 15 personalidades femininas da Cidade do Guaraná, pelos relevantes serviços realizados ao Município.

Segundo a Presidenta da Casa Legislativa, Vereadora Renata Raitz, o Projeto MULHER BRILHANTE, foi iniciativa do vereador Simildon Rocha (Simoca), tem o objetivo de homenagear e Reconhecer o trabalho das Mulheres em prol do Município, que são destaques por sua atuação nos setores socioeconômicos, educacional e cultural da cidade (Cultura, Educação, Comércio, Saúde,  Política, Religião).

Mulheres Maueenses Homenageadas.

Professoras, Comerciantes, Matriarcas de Familias, Empresárias, Lideranças Religiosas, foram homenageadas na memorável Sessão da Câmara Municipal de Maués.

Cada vereador (a) da Câmara Municipal da Terra do Guaraná, escolheu uma personalidade feminina do Município, para receber a Honroso Título concedido pela Câmara Maueense.

Entre as homenagem temos as Senhoras, a empresária Fátima Scherer, radicada em Maués e Maria de Souza Oliveira de 98 anos.

“Participei da sessão solene em homenagem a mulheres brilhantes de Maués, e tive a honra de homenagear * FÁTIMA SCHERER — uma mulher inspiradora, empresária do agronegócio e atuante nas causas sociais do nosso município. Há 21 anos em Maués, Fátima coordena projetos como Natal Solidário, Sopão Solidário e Páscoa Solidária, sempre levando amor e solidariedade a quem mais precisa. Uma homenagem mais que merecida a quem transforma vidas com seu exemplo e dedicação”, destacou o Vereador Franmartony Firmo (União Brasil).

O vereador Rodrigo Bentes (MDB), homenageou a Sra. Maria de Souza Oliveira, nascida na zona rural da Terra do Guaraná, no finais da década de 1920 (século passado), vamos conhecer um pouco da História dessa ilustre Maueense.

* MARIA DE SOUZA OLIVEIRA nasceu em 11 de dezembro de 1927, no Lago da Terra Preta, próximo à Fazenda Centenário. Filha de Pedro Bernardo de Souza e Maria Libânia de Souza. Casou-se com Anézio Braz de Oliveira com quem teve 11 filhos legítimos e 3 adotivos.

Foi alfabetizada pela professora Maria Pedrina da Silva e continuou os estudos com o pastor, missionário e professor João Gnutzmann, pai de dona Enola Gnutzmann Muniz, o qual serviu na Fazenda Centenário como pastor, médico e professor. E foi com o pastor Gnutzmann que Maria aprendeu lições de respeito e amor ao próximo que a acompanham por toda a vida.

Em 1943, aos 16 anos de idade, essa nobre senhora foi batizada na Igreja Adventista do 7º Dia, pelo pastor americano Walter Strastork, cuja profissão de fé no Adventismo permanece alicerçada até os dias de hoje.

No período em que esteve na Igreja Adventista de Centenário, a sra. Maria exerceu vários cargos como: diretora da Escola Sabatina, Tesoureira, Diaconisa e professora de unidade.

Sua contribuição social não parou por aí, trabalhou também como alfabetizadora, na Escola Rural na Fazenda Centenário, além de ser a alfabetizadora dos próprios filhos. Em 1966 a família mudou-se definitivamente para Maués, com o objetivo de que os filhos continuassem os estudos nas escolas da cidade. 

 Essa homenageada também tem uma história de prestação de serviço voluntário aos mauesenses. Na Igreja Adventista Central de Maués, exerceu cargo de chefe de diaconisa, juntamente com: Dona Terezinha Albuquerque, Léa Uchiama e Maria da Cruz (dona Zezé), as quais realizavam visitas missionárias todos os sábados em residências onde havia pessoas necessitadas ou doentes. Vale ressaltar que essas visitas eram feitas a pé, todos os sábados à tarde.

Dona Maria é membro da Igreja Adventista do 7º Dia de Maués, Central II e continua dando exemplos de fé, dedicação, fraternidade e bondade. Encontra enorme prazer na leitura, para a qual dedica grande parte de seu tempo. Orgulha-se de seus 37 netos, 52 bisnetos e 4 tataranetos.

Hoje, nossa homenageada Maria, tem 98 anos de idade e já viveu grandes acontecimentos mauesenses: participou ativamente como eleitora e como cidadã, colaborou na arrecadação de fundos para a construção da Igreja Adventista Central I e da Central II, presenciou a primeira transmissão de rádio e TV na cidade. Além disso, também acompanhou o desenvolvimento de Maués, a instalação do aeroporto na cidade, a formação das primeiras entidades sociais e a inauguração de diversas escolas, entre outros fatos marcantes.

Dona Maria é uma mulher brilhante que nos inspira pela sua história de fé e de amor ao próximo, é um exemplo para todos nós. Reconhecemos a importância da sua contribuição social, exercendo papéis significativos em prol da comunidade mauesense, uma vez que esteve sempre junto de quem realmente necessitava, sem holofotes, sem mídia e sem aplausos, apenas se entregou de corpo e alma para ações voluntárias, nas quais acreditava que fariam a diferença na vida das pessoas.

A gratidão e o reconhecimento são expressos não somente pelos representantes da Câmara Municipal de Maués, mas também por todos os membros da família e da cidade de Maués presentes nesta cerimônia.

 

Dona Maria de Souza Oliveira, de 98 anos, uma das Homenageadas.

Vereador Franmartony Firmo e dona Fátima Sherer, uma das Homenageadas.