Da Redação FMC
Quinta-feira. 27/Março/2025.
Na sessão Legislativa desta quinta-feira (27) da Câmara Municipal de Vereadores do município de Maués, a 258 quilômetros de Manaus, o Vereador Paulo Rodrigo Santos (Republicanos), levou para a Tribuna da Casa, a pauta sobre a questão da inauguração do Novo Presídio Regional no Município, localizado na estrada Guaranatuba, que será Polo para toda a Região do Baixo Amazonas.
O Parlamentar enfatizou sua preocupação com relação ao funcionamento da Nova Unidade Prisional e a falta de Estrutura na Segurança Pública no Município que dispõe de uma Companhia Independente da Polícia Militar com menos de 20 policiais militares, uma Delegacia Interativa de Polícia Civil com poucos agentes.
“MAUÉS deve receber detentos de todas as cidades da região do Baixo Amazonas, e a cidade por sua vez, precisa de um maior efetivo militar no setor de Segurança Pública. Um Batalhão da PM, mais policiais civis e mais viaturas para o Policiamento Ostensivo na sede Municipal, sem esquecer da zona rural do Município, onde os crimes registrados são bárbaros”, argumenta o vereador.
Aparteado pelos demais Edis da Casa Legislativa Maueense, como os Vereadores Rodrigo Bentes (MDB), Franmartony Firmo, Willian Johns ( PSD) e Elias Passos (MDB) que também manifestaram preocupação com o funcionamento da Nova Unidade Prisional Regional e a carência de estrutura de segurança pública na cidade – competência do Governo do Estado do Amazonas.
O Novo Presídio Regional em Maués, tem capacidade para 125 detentos, foi construído com recursos do Ministério da Justiça e Governo do Amazonas e foi inspecionado na última segunda-feira (24), pelo Ministério Público do Estado e deve ser entregue no final deste mês.
O vereador Rodrigo Bentes (MDB), em seu discurso convidou os Vereadores e Vereadoras da Casa para levar essa pauta abordada no Plenário para as Autoridades de Segurança Pública do Estado, para pleitear melhor estrutura no Setor para a Terra do Guaraná.
“Li a matéria sobre a entrega do novo Presídio está na página do Ministério Público e o Tema que o vereador Paulo Rodrigo traz para essa sessão não só pertinente mas de extrema importância […] No fórum das Casas Legislativas do Amazonas- FECLAM em Manaus, nós teremos oportunidade de reunir com os deputados estaduais e pedir esse apoio. Vou protocolar um Requerimento na Mesa Diretora desta Casa e encaminhar para o Cel. Vinicius Almeida […] para o qual enviei mensagem para nos receber e solicitar essa estrutura de segurança para o Município”, disse Rodrigo Bentes.
Maués como os demais municípios do Estado enfrenta problemas graves no Setor de Segurança Pública, a Terra do Guaraná é o 8° município em população do Estado – (65.714 habitantes), conta com efetivo policial pequeno, menos de 20 policiais militares, visto que mínimo deveria contar com 80 policiais.
O pequeno efetivo militar faz o Policiamento Ostensivo no perímetro urbano de Maués, segurança da Sede do Poder Judiciário, Unidade Prisional e atende a extensa zona rural com mais de 200 comunidades ribeirinhas. E com o funcionamento da Nova Unidade Prisional Regional, o Município requer maior estrutura no Setor de Segurança, tendo vista a onda de furtos e roubos a luz do dia aos munícipes (estudantes da rede pública de ensino) e a noite nas residências da cidade.




