Da Redação do PORTAL DO MARCOS SANTOS. Publicado em 11 Fevereiro 2025.

O governador Wilson Lima destacou, nesta terça-feira (11/02), a importância do acordo para apoiar municípios do Amazonas no desenvolvimento de estratégias para adaptação à mudança do clima, o AdaptaCidades. O tema foi discutido durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, nesta terça-feira (11/02), em Brasília, e busca ampliar o diálogo do Governo Federal com as cidades, com a participação de 50 prefeitos amazonenses.

O encontro segue até quinta-feira (13/02) e o termo de adesão será assinado oficialmente nesta quarta-feira (12/02), segundo dia de evento, oficializando a manifestação do Governo do Amazonas na iniciativa, que vai alcançar 20 municípios identificados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) como os mais vulneráveis a eventos extremos. “O objetivo da adesão a esse programa é a disponibilidade do Governo Federal em apoiar os municípios na construção de programas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, seja de uma grande cheia ou de uma seca severa”, explicou Wilson Lima.

A seleção dos 20 municípios prioritários para o AdaptaCidades levou em consideração fatores populacionais relacionados aos riscos geo-hidrológicos, estiagem, cheia, deslizamentos, entre outros indicadores. Foram submetidos ao programa os seguintes municípios: Manaus, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tefé, Coari, Tabatinga, Maués, Iranduba, Humaitá, Manicoré, São Gabriel da Cachoeira, Lábrea, Autazes, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Borba, São Paulo de Olivença e Barreirinha.

De acordo com o programa, estão previstas ações como a capacitação de agentes locais, disponibilização de informações sobre os riscos climáticos, orientações para o planejamento em adaptação e a realização de oficinas para fortalecimento das capacidades técnicas de estados e municípios para elaboração de planos de adaptação às mudanças climáticas. Encontro De acordo com a Associação Amazonense dos Municípios (AAM), foram inscritos 51 prefeitos amazonenses, além de 16 vice-prefeitos e 80 vereadores.

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como propósito aproximar o Governo Federal dos municípios para facilitar o acesso a informações essenciais, recursos e ferramentas voltados para prefeitos (as), governadores (as) e gestores estaduais e municipais. O evento, que durante os três dias vai oferecer mais de 170 atividades simultâneas, será dedicado a fortalecer o pacto federativo e impulsionar a governança municipal, destacando a relevância estratégica da capital para o processo de articulação entre os entes federativos.