04/02/2025.

Da Redação BNC/AMAZONAS

O Teatro Amazonas, em Manaus, e o Teatro da Paz, em Belém, já são conhecidos mundialmente são candidatos a patrimônio mundial.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou a candidatura dos teatros da Amazônia à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

Dessa forma, o Teatro Amazonas, em Manaus (AM), e o Teatro da Paz, em Belém (PA) serão submetidos à avaliação do Comitê do Patrimônio Mundial.

Assim, a comissão é formada por 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco.

Então, se cumpridos os requisitos demandados, a candidatura poderá compor a pauta do comitê para o potencial reconhecimento do bem cultural.

A oficialização da candidatura, em parceria estreita com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), é marcada pela entrega de dossiê com documentos elaborados por um grupo técnico formado pelo Iphan, pelas secretarias de cultura dos estados do Amazonas e do Pará e das secretarias de cultura dos municípios de Belém e Manaus.

Nesse sentido, o dossiê será analisado pela Unesco, a partir de critérios que demonstram o valor universal excepcional do bem cultural seriado, sua autenticidade e integridade.

“Levar a candidatura dos Teatros da Amazônia para reconhecimento internacional se alinha ao compromisso do Iphan de promover, valorizar e democratizar o Patrimônio Cultural Brasileiro”, destaca o presidente do Iphan, Leandro Grass. “A missão se torna ainda mais importante por ser um bem cultural que representa a riqueza e diversidade cultural da região Norte”, afirma.

Textos: Brasil Norte de Comunicação – BNC/AMAZONAS.