Por: Alcinei Pimentel Carneiro.
Da Redação FMC.
Neste ano de 2024, a Festa de Nossa Senhora da Conceição em Maués (a 258 quilômetros de Manaus), vem trazendo o tema e o lema, enfatizando o Jubileu dos 70 anos da Diocese de Parintins criada como Prelazia Nullius em 12 de julho de 1955 pela Bula Pontifícia do Papa Pio XII “Ceu Boni Patris Familias” – Como Bom Pai de Família. E na ocasião vai comemorar 226 anos de evangelização e missão na Velha Mundurukânia, conhecida como Terra Guaraná.
Recordando a História
Segundo Registros da Igreja Católica publicados na Obra Carneiro (2023), a primitiva Aldeia de Maguases fundada em 1669, pelos padres Jesuítas portugueses, foi o marco inicial da Evangelização da Igreja Católica na região de Maués. Porém em 1759, a Política do Marquês de Pombal, gerou conflitos ideológicos entre o mesmo e os padres Jesuítas. Resultando na expulsão dos religiosos da Amazônia e da Colônia do Brasil.
Entre 1760 – 1794, diversas foram as tentativas de recolonização da região de Maués e baixo Amazonas (denominada de Mundurukânia). Conflitos bélicos entre as forças militares e populações indígenas, eram sangrentos. Mas em 1795, o Governador da Capitania de São José do Rio Negro, conseguiu a particificação “por meios suaves” dos Indígenas Mundurukus. A partir daí foi possível anos depois, a fundação de novas povoações na região nos locais das antigas Missões Jesuítas, outrora primitivas aldeias indígenas. Entre elas Luséa (Maués), Tupinambarana (Parintins), Juruti e Canumã.
Em 1798 com a fundação da Nova Povoação de Nossa Senhora da Conceição de Luséa na margem direita do Rio Maués Açú, o sétimo bispo da Diocese do Grão Pará com sede em Belém, D. Manoel de Almeida Carvalho, criou a Paróquia sob o orago de Nossa Senhora da Conceição com sede paroquial na recém-criada povoação, vinculada ao referido bispado. Neste mesmo ano, o carmelita calçado frei José Álvares das Chagas, trouxe a imagem de Nossa Senhora da Conceição (esculpida em madeira estilo barroco) trazida de Portugal, construindo uma Capela de palha e barro (primeira igreja matriz) que tornou-se Padroeira da Paróquia e Missão dos Índios Mawés e Mundurukus do Rio Maués na região leste da Capitania de São José do Rio Negro (atual Estado do Amazonas).
Com toda essa rica história, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição vai celebrar toda esse memória de Fé, durante os Festejos em honra a Padroeira do Município de Maués. Que atualmente é constituída por Duas Paróquias: Nossa Senhora da Conceição fundada em 1798 e São Pedro Apóstolo criada em 18 de maio de 2024, ambas vinculadas ao Bispado da Diocese de Parintins.
E no período de 30 de novembro a 8 de dezembro, a Paróquia vai celebrar as Festividades da Padroeira Nossa Senhora da Conceição e convida a Comunidade Católica de todo o Município de Maués para celebrar com Amor e Fé, a Mãe de Jesus Cristo.
“Estamos em missão e Evangelização nesta cidade de Maués a 226 anos de muita fé, devoção e tradição. Venha participar conosco desta grande festa da Alegria e sinodalidade.
Com Informações:
Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Maués.
Arquivos A P CARNEIRO – Folha de Maués Comunicações – FMC.




