A Polícia Civil do Amazonas, através da 48ª Delegacia Interativa de Polícia Civil de Maués (a 258 quilômetros de Manaus), concluiu o inquérito do homicídio ocorrido na quinta-feira (11) de julho deste ano, identificando quatro envolvidos e solicitando dois mandados de prisão.

No dia seguinte ao crime, a família da vítima procurou a polícia para relatar um possível homicídio na comunidade ribeirinha do Rio Parauari na zona rural do Município. A Polícia Civil indica que durante as buscas realizadas por comunitários, o irmão da vítima encontrou um corpo em uma cova rasa. Após o deslocamento via lancha da sede à comunidade, a equipe da Polícia Civil foi até o local e desenterrou o corpo, constatando-se que era, de fato, o corpo do rapaz procurado pela família.

Após a operação de resgate do corpo, iniciou-se a investigação e instrução do processo criminal, que culminou na prisão do autor do crime e indiciamento dos demais envolvidos. As diligências da Polícia Civil permitiram entender a dinâmica da ocorrência e identificar os quatro envolvidos no crime de homicídio e ocultação de cadáver. Conforme esclarecido, foi instaurado o inquérito, individualizadas as condutas e pedidos os mandados de prisão para os diretamente relacionados no homicídio.

“No momento, há uma pessoa presa e um mandado de prisão pendente de cumprimento, mas todos já estão arrolados no processo criminal”, diz o delegado responsável pelo 48º DIP/AM, Roab Domingos da Rocha.

A dinâmica dos fatos apurada indica que a vítima havia saído para beber com todos na segunda-feira (8) e, na quinta-feira (11), houve uma discussão durante um novo encontro que culminou na morte de Laerte.

O processo, autuado na 1ª Vara da Comarca de Maués, inclui documentos essenciais, como o auto circunstanciado de busca e apreensão e exames de corpo de delito. Após autorização judicial, a polícia agiu rapidamente para cumprir o mandado, assegurando a segurança pública e a justiça e a audiência de custódia validou a legalidade da prisão e a converteu em prisão preventiva, destacando a eficácia das ações policiais e a colaboração com o Poder Judiciário.
Conforme a certidão de antecedentes criminais, o autor do assassinato possui histórico de tráfico de drogas.

Essas ações demonstram o comprometimento da Polícia Civil e do sistema judicial em combater a criminalidade e proteger a sociedade. O sucesso desta operação é um exemplo claro da dedicação e eficiência das autoridades envolvidas.

Com Informações:

Polícia Civil do Amazonas – PC/AM.

48ª Delegacia Interativa de Polícia Civil de Maués/AM.