O tradicional Concurso Rainha do Guaraná do Município de Maués, a 258 quilômetros da capital do Amazonas, na sua 42ª edição, mantém a tradição na seleção das jovens Maueenses que vão disputar o Rainha o Guaraná 2024. Selecionando belas moças de 16 a 25 anos, com requisitos de boa idoneidade, solteira, sem relacionamento marital, sem filhos, comunicativa, com grau de conhecimento da Cultura do Município e entre outros.

Apesar de ocorrer mudanças nos concursos Estadual, Nacional e Mundial, com ingressos de jovens mães, casadas, mulheres trans e outras. O Rainha do Guaraná em Maués não sofreu tais influências, mantendo a tradição na escolha da Mulher mais Bela da Terra do Guaraná, que já conquistou o Miss Amazonas com as maueenses Roseana Leite Almeida (1973) e Silvana Leite (1974), a última não concorreu o Miss Brasil, devido não ter 18 anos completos.

Conforme relatos de ex-Rainhas do Guaraná como Ruth Nagai Hatchwell (1981), Ivove Paiva (1989), Patrícia Barbosa (1990), Alcimara Santos (2000) e Andreza Nara Santos (2001), o convite para concorrer a Rainha do Guaraná era visto nesses respectivos anos citados, como Honra e Prestígio por parte das Famílias Maueenses, cujas moças eram educadas com rigidez.

Tradição Mantida

Em 2024, na 42ª FESTA DO GUARANÁ DE MAUÉS observando o Regulamento do Tradicional Concurso, as normas e requisitos são mantidos mesmo contrariando aqueles que buscam de todas as formas “descaracterizar e desmoralizar” o Concurso da Rainha do Guaraná, um dos mais antigos Concursos de Beleza Feminina do Estado, depois do Miss Amazonas e Miss Coari.

Para o Secretário Municipal de Cultura do Município, Deny Dorzane, “manter essa tradição sem influências de outros concursos, faz o Concurso Rainha do Guaraná de Maués, único e diferenciado. Pois senão manter essa tradição, perde todo o seu glaumour e importância”.

Este ano na 42ª FESTA DO GUARANÁ MAUÉS 2024, o Concurso do Traje Típico retorna ao Palco do evento, enaltecendo o trabalho dos artistas que serão apresentados por belas moças que serão selecionadas para concorrer o título maior da Beleza Feminina da Velha Mundurukânia.