Apresentação Cultural baseada na oralidade do Povo Indígena Sateré Mawé que relata que em tempos imemoriais o Guaraná nasceu do olho direito do príncipe Mawé Anumarei’t filho da conservadora do Nusoken (Floresta Encantada) Onhiamuaçabê.

O Grupo de Dança Maraguás vai iniciar no dia (6) de julho deste ano, os ensaios preparatórios montagem das coreografias da Apresentação Cultural Mito do Guaraná Sateré Mawé, uma das principais atrações culturais do palco da 42ª FESTA DO GUARANÁ MAUÉS VERSÃO 2024, que será realizada no final de agosto, conforme anunciou o prefeito Júnior Leite em entrevista à Rádio Guaranópolis FM.

Segundo a Coordenador Geral da Apresentação, Repórter e Memorialista Alcinei Pimentel, a apresentação será composta por 34 integrantes entre jovens, adolescentes e crianças, além dos trabalhos dos artistas plásticos, Cenógrafo, coreógrafo, Músicos, apresentador e equipe de apoio, um total de 60 pessoas atuando na referida apresentação cultural. De acordo com Pimentel Carneiro, apresentação cultural tem o apoio da Prefeitura de Maués (prefeito Júnior Leite), Secretaria Municipal de Cultura (Secretário Deny Dorzane), com patrocínio do Governo do Amazonas e Guaraná Antarctica.

Desde 1998, a apresentação cultural é apresentada na Festa do Guaraná de Maués, outrora esquecida ao longo dos anos por Concorrentes negacionistas da Ancestralidade, Cultura e Memória Indígena Sateré Mawé.

“Em 2022, fizemos uma bela apresentação cultural do Mito da origem do Guaraná, oportunizando a juventude do Município. Já em 2023 organizamos o projeto de apresentação, mas a estiagem prejudicou a realização do Festa do Guaraná. E com o anúncio feito pelo prefeito do Município sobre a realização da festa este ano (2024), encaminhamos o Projeto e Orçamento, tudo antecipado para trabalharmos com tranquilidade com foi em 2022”, disse Pimentel Carneiro.

As apresentações culturais do Mito do Guaraná Sateré Mawé e Lenda do Guaraná Cerêçáporanga, são belíssimas encenações de teatro, coreografo e dançado feitas pela Juventude do Município de Maués que enaltecem a Cultura Indígena e Cabocla da Velha Mundurukânia no palco da 1ª Festa Cultural Genuinamente Amazonense, criado no interior em 1979 – a Festa do Guaraná de Maués.