Festividade Religiosa tradicional do mês de junho, aos poucos se tornando a maior Festa Religiosa da Terra do Guaraná, primeira realizada na condição de Paróquia, a cada crescendo com participação de Devotos, Lideranças de Patorais, Paroquianos e Grupos Folclóricos, a Festa de São Pedro da Paróquia do mesmo nome, movimenta anualmente os bairros da área norte de Maués. E se tornou recentemente Patrimônio Cultural, Religioso e Imaterial do Município de Maués, através da Câmara Municipal, projeto de autoria do vereador Simildon Rocha (Simoca).

Na manhã desta quarta-feira (26), Paroquianos e Devotos do padroeiro dos Pescadores e primeiro Papa da Igreja Católica, transportaram o andor com imagem do Santo em uma embarcação até a comunidade Ribeirinha de Nossa Senhora das Dores da Ilha de Vera na margem esquerda do Rio Maués. E hoje a tarde vai acontecer o Cirio Fluvial saindo da referida Comunidade, encerrando no Mercado Municipal e depois segue até a igreja matriz de São Pedro no Ramalho Júnior, onde vai ocorrer a Missa celebrada pelo pároco da Paróquia, padre Ozeas Cativo, abrindo oficialmente as Festividades Religiosas.

Na programação Religiosa serão realizadas batizados, casamentos, novenas e missas na igreja matriz. E programação cultural que será realizada na quadra paroquial vai acontecer Disputa dos Bois Bumbás Mirins Maladrinho e Charmosinho, Disputa de Quadrilhas e outras apresentações culturais da maior festa religiosa junina da Terra do Guaraná.

Viva São Pedro, Apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo!!!