Neste sábado (20), foi um dia incrível para o projeto MUQUEU (Multiplicação dos Quelônios do Urupadi) na zona rural do Município de Maués a 258 quilômetros da grande Manaus.
Mais de Mil animais ganharam sua liberdade em um evento emocionante na comunidade Brasiléia – Rio Urupadia a cerca de 40 quilômetros em linha da Cidade de Maués (sede do Município).
A ação contou com a presença calorosa das comunidades São Domingos e Santa Clara, que também fazem parte do Projeto.
Além disso, representantes da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFAM/Campus Maués, também estiveram presentes bem como, a equipe da prefeitura de Maués, que tem dado total apoio ao projeto por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente -SEDEMA.
Na época da desova, os moradores identificam os ninhos, retiram os ovos das covas, colocam em chocadeiras e tratam os quelônios desde a eclosão até o mês de abril, quando são devolvidos a natureza.
Os comunitários das comunidades que fazem parte do projeto, receberam materiais como caixas de isopor e caixas d’água para o processo de manejo.
A multiplicação dos quelônios não apenas beneficia a biodiversidade, mas também fortalece os laços comunitários e promove a conscientização ambiental. Um verdadeiro exemplo de união em prol da natureza.
Com Informações:
Asscom. PREFEITURA DE MAUÉS/AM.














