FMC – Na manhã desta sexta-feira 21, a reportagem do Folha de Maués Comunicações esteve conversando com o Coordenador da Defesa Civil do Município, Ronildo Santos, sobre a Situação da Seca dos Rios no Município de Maués e região.


O coordenador informou que esteve na capital do Estado, Manaus, onde participou de uma reunião com a Defesa Civil Estadual e Equipe Técnica do Centro de Monitoramento da Amazônia – CEMOA, e segundo ele a situação é preocupante com relação acesso fluvial até a cidade de Maués, com ocorrências de encalhamento de embarcações da linha Maués – Manaus – Maués na entrada do Paraná do Ramos na última quinta-feira 20.
“Com já prevíamos os encalhamentos de embarcações já iniciaram e conforme informações do CEMOA teremos baixo volume de chuvas nos próximos dias na região e a baixa das águas dos rios. E a população que utiliza transporte fluvial nas comunidades ribeirinhas precisa vir até a Defesa Civil do Município nos informar das localidades afetadas. Já temos informações de localidades no Município que estão sendo monitoradas, principalmente na zona rural nas áreas do Lago Grande da Barreira, Paraná do Urariá de Baixo – compreendendo as comunidades rurais do Rio Mucura, Castanhal de Baixo, região do Rio Maués Miri. Temos ocorrências na Região do Castanhal de Cima e outras localidades que estamos fazendo os levantamentos”, afirma o Coordenador.


Na reunião com a Defesa Civil do Estado em Manaus já temos autorização para fazer o Plano de Contingência que o Município deve preparar para a Vazante dos Rios, além da reunião com o Secretário de Saúde de Maués, enfermeiro Franmartony Firmo sobre a Saúde dos ribeirinhos que será afetada com a vazante. “ O Governo do Estado estará nos fornecendo caixas de água que deverão ser instaladas em pontos críticos da zona rural de Maués, devo conversar com o Prefeito Júnior Leite com relação as instalações”, informa Ronildo Santos.


Situação de Emergência nos próximos dias


Maués, município localizado na calha do Médio Rio Amazonas segundo o Coordenador da Defesa Civil já está em Estado de Alerta com relação a Vazante dos Rios 2022. “Em reunião na Defesa Civil do Estado já tinha sido informado que na área interna do órgão da Decretação da Situação de Alerta no Município de Maués, foi decretado no dia 17 desde mês, mas saiu ontem (20) a publicação no Diário Oficial do Estado. Maués está na situação de Alerta. Mas isso com os números que eles tem no Centro de Monitoramento já nos remete para uma Situação de Emergência nos próximos dias”, finalizou Ronildo Santos – Coordenador da Defesa Civil de Maués.

Fotos: Allison Mota – FMC.