A FVS (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) informou em nota que todas as vacinas que recebeu do Ministério da Saúde foram distribuídas dentro do prazo de validade aos municípios. A resposta vem após denúncia em matéria da Folha de S. Paulo de que pelo menos 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas no país fora da validade.

AMAZONAS.ATUAL – A FVS afirma que faz o monitoramento com as Secretarias Municipais de Saúde em relação aos imunizantes e que não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida. No entanto, a Fundação informa que está apurando com os municípios se houve alguma falha no registro de informação.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (2), a Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) negou que tenha ocorrido aplicação de doses fora da validade em Manaus e informou que vai apurar se houve erro nos registros do Ministério da Saúde.

Leia a nota completa da FVS-AM:

“A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas esclarece que todos os lotes de vacina que foram encaminhados pelo o Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios, que são os responsáveis pelo armazenamento, aplicação e informação oficiais do Ministério da Saúde.

A FVS-AM realiza o monitoramento junto às Secretarias Municipais de Saúde em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida.

No entanto, a coordenação estadual do PNI está monitorando, junto aos municípios, para verificar se pode ter ocorrido falha de registro no sistema de informação; e quais as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.”