Terra da Guaraná à 267 km de Manaus

FMC – Na manhã desta quinta-feira (10), a equipe do Folha de Maués Comunicações esteve na Câmara Municipal de Maués, para falar com presidente da casa, vereador Rodrigo Bentes a respeito da elaboração de uma obra que irá resgatar a história da Câmara Municipal de Maués.

“Iremos resgatar a Memória e a História do Parlamento, para que possamos ter uma cidade com uma Memória, com História, com os homens públicos que contribuíram com a formação política de Maués.” disse Bentes.

Disse ainda a respeito de outros projeto relacionados à história da Câmara de Maués: “no segundo semestre a Câmara terá a Semana do Vereador, a Semana do Parlamento e iremos abri as portas para ter as melhores histórias e redações, e para isso precisamos ter fontes de estudos, fonte de embasamento para que as pessoas (estudantes) possam realmente fazer grandes trabalhos de pesquisa acerca do resgate da História e da Memória do Parlamento local.”

Vale ressaltar também que a Câmara está focando na questão no âmbito parlamentar voltado para a formação educacional dos jovens no município de Maués. “Outro projeto que nasceu no nosso coração também da mesa diretora é o Jovem Parlamentar, no início de agosto estará a todo vapor e tramitando pelos corredores da Câmara. Os 15 jovens que serão escolhidos pelas escolas municipais, para que nós possamos criar um novo momento na história: o despertar da liderança da juventude, mas também entender o papel do parlamento, legislar, fiscalizar, zelar para que as leis sejam cumpridas.”

No mês de junho no dia 25 Maués completa 188 anos de elevação a categoria de município, e com isso nasce esses projetos e cronogramas no âmbito do parlamento afim de fazer parte do aniversário como resgate da história do parlamento.

O Presidente da Câmara entrou em contato com a redação do Folha de Maués Comunicações solicitando parceria para a elaboração de uma obra historiográfica que irá relatar os fatos e acontecimentos que remontam a fundação da Câmara Municipal de Maués. A obra contará com fragmentos presentes nos arquivos particulares de Alcinei Pimentel Carneiro, o qual irá dirigir junto com sua equipe de redator Mateus William Doce e diagramador e designer gráfico Charles Mota para entregar dentro de um mês e meio a obra.

Foto: FMC – presidente e equipe folha de maués

“Um povo sem história, não é um povo. E para que se tenha história é preciso resgatar os principais fatos do passado. Assim, quando os estudantes vierem à Câmara que possam pesquisar e quem sabe tais pesquisas possam entrar na grade curricular estudantil dos alunos maueense” afirmou o presidente.

Por fim, o presidente agradeceu o Memorialista Alcinei Pimentel por ser uma das fontes e inspiração, e irá conceder as honrarias no decorrer da solenidade do processo e de reconhecimento das pessoas que prestam relevâncias ao município de Maués.