O Vereador Licenciado e Coordenador da Defesa Civil, Ronildo Santo, fala dos procedimentos e ações feitas para atender a população da zona rural e zona urbana do município de Maués -Terra do Guaraná a 267 km de Manaus

FMC – Na manhã desta quinta-feira (13) o coordenador da Defesa Civil, Ronildo Santos, deu uma entrevista para a página do site Folha de Maués para falar a respeito das medidas tomadas acerca do atendimento às famílias afetas pela enchente. Segundo o coordenador “a defesa civil juntamente com a assistência social faz levantamentos acerca dos efeitos causados pelas enchentes que é uma das maiores do Amazonas. E a construção das pontes estão sendo feitas para a mobilidades das pessoas para que tenham o direito de ir e vim.”

Foto: FMc, pontes.

O mesmo ainda diz sobre os problemas dos quais se pensava que não iriam acontecer devido as obras do PROSAI: “Na travessa rua Boa Vista e Brás Faraco (zona oeste da cidade), nas quais se pensava que não haveria problemas em relação a elevação do rio, sofreram bastante com isso, e do acesso às ruas pelas atividades do PROSAI, mas infelizmente com essa enchente tivemos esse problema.”

Foto: FMC – coordenador/vereador Ronildo Santos

Disse também que as construções das pontes estão sendo feitas, não apenas nesse local, mas também na Feira do Produtor, na Miranda Leão e Tito Leão, já estão construídas as pontes, e as pessoas que tiveram problemas com a enchente devem procurar ajuda da Defesa Civil, que funciona da 8h00 à 12h00 e 14h00 à 16h00, e o telefone de plantão que está sendo repassado nas mídias e será disponibilizado em breve.

Plano de Defesa Civil

Segundo o coordenador “está sendo feito o levantamento do cadastro social, não só da zona urbana, mas também da zona rural, através dos presidentes de comunidades, Agente Comunitário de Saúde -ACS, professores estão dando também apoio, para que a partir desse ponto se fazer o Decreto de Emergência, para que o município possa receber ajuda do Governo do Estado e Governo Federal.

“No Plano Nacional de Defesa Civil, a montagem do nosso plano de ação e contingência, diversas secretarias participam e integram esse sistema, vai desde a assistência social, de produção, de obras, Departamento de Trânsito, Departamento de Meio Ambiente, Educação, etc; todas essas secretarias estão incluídas no Plano de Contingência.” Afirmou o mesmo.

Foto: FMC travessa da Rua Boa Vista – Centro – Charles Mota

Também disse que “a SEMOSP, a Secretaria de Obra de nosso município, já fez intervenção na Estrada do Bacabal, tiramos famílias e demos acesso a diversas produtores rurais que usam aquela via, estamos agora na Adolfo Carneiro fazendo o trabalho de desobstrução de bueiros como também a construção de novo bueiros na área do Ramalho Júnior (zona norte da cidade). Por ordem do prefeito será feito o trabalho de saneamento de esgotamentos nas ruas de vias de baixadas, e com isso será possível fazer a evasão das águas das chuvas e enchentes naquela área.”

Por último o coordenador falo que o acontecido da última semana tivemos, a presença da Polícia Federal, juntamente com o IPAAM, a Defesa Civil foi contemplada com todo o material apreendido, tivemos um quantitativo 163 metros cúbicos de madeira doado à Defesa Civil, e está em nossa posse o uso dessas madeiras, ou seja, as madeiras estão sendo usadas na construção das pontes são frutos das Operações da Polícia Federal. Estão todo esse apoio e transparência é para benefício da população de Maués”