FMC- Na última quinta-feira 15, o Prefeito da Cidade de Maués (267 km de Manaus), Júnior Leite expediu o Decreto Municipal número 055 datado de 13 de abril de 2021, desativando o antigo Porto do Município denominado Língua da Princesa, rampa construída no início da década de 1970 pelo ex-prefeito Antônio Negreiros de Almeida (Tonico) para embarque e desembarque passageiros, cargas e encomendas. Visto que o velho ancoradouro não oferece condições estruturais para operar.
No decreto, Júnior Leite determinou que o Novo Porto Municipal, Estação Hidroviária de Maués localizado no bairro Mirante do Éden zona norte da cidade, com maior e melhor estrutura para embarque e desembarque de passageiros e cargas. A Estação Hidroviária foi concluída após a Prefeitura do Município na gestão de Júnior Leite ter pleiteado junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes – DNIT, para fosse retomado as obras paralisadas há anos, destravando uma série de percalços que impediam a Operacionalização da Estação Hidroviária da Terra do Guaraná.
O DNIT já havia autorizado a operação do Novo Porto de Maués, mas os proprietários de embarcações alegavam o local não disponibilizava de estação para as ligações elétricas das embarcações. Com o Decreto Municipal o antigo Porto da Língua da Princesa fica destinado apenas para a atracação da Unidade Básica de Saúde Fluvial Silvio Raimundo de Oliveira Leite e não será permitido atracação de embarcações particulares. O prefeito determinou que o Departamento Municipal de Trânsito – DEMUT, Departamento Municipal de Arrecadação e Tributos e a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente – SEDEMA, façam a fiscalização e cumprimento do Decreto que está publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas.


