O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nessa quinta-feira (11), que a variante do coronavírus encontrada em Manaus é três vezes mais contagiosa que o vírus original.  A informação foi divulgada durante uma reunião com senadores.

“Comprovamos em Manaus uma nova variante do vírus que se espalha pelo país, uma variante mais contagiosa. Graças s Deus tivemos a notícia clara de que as vacinas têm validade com essa variante ainda.

É um trabalho que estávamos esperando chegar da análise do material colhido, mas ela é ainda mais contagiosa, na nossa análise três vezes mais contagiosa”, disse o ministro. 

Pazuello não detalhou como essa análise foi feita e nem quais são as vacinas que realmente protegem contra a nova cepa.

O fato causa estranheza porque nenhuma das fabricantes das vacinas usadas no Brasil, até o momento, confirmaram que elas são eficazes contra a variante amazônica. Tanto a Fiocruz quanto a Universidade de Oxford receberam amostras da mutação e estudam a mesma, mas não divulgaram nada sobre a vacina.

Enquanto isso, pesquisadores afirmam que todos os casos notificados de covid-19 no Amazonas, 90% são atribuídos a variante.

Fonte: portaldoholanda.com