FOLHA DE MAUÉS (AM) – Nesta quarta-feira (07), o secretário de Saúde do Município de Maués (267 km da grande Manaus), enfermeiro Franmartony Firmo numa entrevista ao Folha de Maués destacou algumas das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, como as Cirurgias Eletivas e a Viagem da Unidade Básica de Saúde Fluvial à região do Rio Apocuitaua na zona rural do município.

IMG_1723

Secretário de Saúde de Maués (AM), Franmartony destaca a determinação do Prefeito Júnior Leite em prol da melhoria da saúde na Terra do Guaraná.

 

Segundo o secretário desde o início deste ano as Cirurgias Eletivas estão sendo realizadas no Hospital Geral Francisca Dinelli e já virou rotina na unidade, cerca de 100 pacientes foram cadastrados e deste número, 76 procedimentos já foram realizados.

 “Nos dias 16 a 19 deste mês, serão feitas entre 12 a 15 cirurgias, diminuindo ainda mais essa fila de espera. Visto que procedimentos cirúrgicos são caros custando entre R$ 10 mil a R$ 40 mil. E já foram realizadas cirurgias de hérnia, vasectomia, laqueadura, cesariana, vesícula e entre outras, facilitando a vida dos pacientes maueenses não precisam se deslocarem para a capital Manaus para realizar as respectivas cirurgias”, afirma o secretário Franmartony.

UBS Fluvial

De acordo com o secretário de Saúde de Maués com a inauguração da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBS) mais de 20 mil atendimentos na área de saúde já foram feitos na zona rural da Terra do Guaraná. “Através da UBS Fluvial já levamos atendimentos médico, odontológico, preventivo, enfermagem e planejamento familiar e outros as distantes calhas dos rios do Município. Além de entrega de medicamentos aos pacientes atendidos pela equipe médica da unidade fluvial”, frisou Franmartony Firmo.

O secretário de saúde informou que nesta quinta-feira (08) a UBS Fluvial vai atender a Região do Rio Apocuitaua na zona rural de Maués onde mais de 4 mil atendimentos serão feitos pela equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos.

Fotos: Adriano Almeida – Folha de Maués – Am.