Por Regis Góes – Rio Negro Notícias

Cerca de trinta profissionais de Saúde da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recurso Assistenciais (ADRA), realizarão mutirão de cirurgia e atendimento médico no município de Santa Isabel do Rio Negro (720 quilômetros de Manaus).

Eles desembarcarão na manhã deste Sábado (13), e permanecerão no município por nove dias, os primeiros a serem atendidos serão os ribeirinhos das comunidades de Tabocal do Eunexi e Açaituba. Em seguida é a vez dos moradores da sede do município.

Dentre os atendimentos estarão médicos cardiologistas, clinico geral, pediatra, cirurgião e aparelho digestivo, anestesista, cirurgião geral, obstetrícia, oftalmológica, psiquiatra, neurocirurgião, dentista, urologista além de atendimento de estudantes de direito.

Para o secretário de saúde Fabio Sampaio, objetivo dessa ação e diminuir a fila de espera de cirurgia e consultas médicas. “Esse mutirão visa realizar atendimentos com os especialistas por que agente tem referência, nosso maior gargalo de saúde são os especialistas por isso a nossa secretaria está levando esses especialistas para que eles façam atendimento na sede e nas comunidade e com isso diminuir as filas tanto para cirurgia e atendimento dessa demanda de média e alta complexidade, que é melhor as pessoas se recuperarem em casa, dessa maneira também diminui os gastos da secretaria com paciente que muitas das vezes tem que se deslocar a manaus” disse o secretário.

As informações sobre o mutirão estarão disponíveis nas UBS do município ou pelo Agentes Comunitários.

Cronograma

13 a 16 (comunidades Ribeirinhas)

17 a 20 (moradores da sede)

O que e a ADRA?

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) é uma agência humanitária

que surgiu com o propósito de arrecadar mantimentos,

roupas e remédios para os flagelados de guerras, desastres naturais e outras catástrofes. Ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), trabalha em cinco frentes: segurança alimentar,

desenvolvimento econômico, educação básica, saúde primária e preparo e resposta a situações de emergência. Nos relatórios de 2004, a ADRA reportou assistência a 24 milhões de pessoas,

com aproximadamente 159 milhões de dólares investidos. Conta em seu staff com mais de 6000 funcionários.

Em 2007 operava em 125 países.