FOLHADEMAUÉS (AM) – No sábado (23) à noite foi realizada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição do Município de Maués, a ordenação sacerdotal do Diácono Elias Coimbra (natural da Terra do Guaraná), a celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Parintins, Dom Giuliano Frigenni e acompanhada pelo Clero Diocesano. Na ocasião da celebração foi lida a provisão do novo administrador paroquial Padre Marcílio Moutinho, que assume a Paróquia do Município de Maués que a atual Diocese de Parintins, pelos próximos três anos.

A celebração da ordenação de Elias Coimbra foi marcada por muita emoção e alegria pela Igreja Maueense, pois ele é o 14º Sacerdote natural de Maués ordenado pela Igreja Católica, o primeiro padre ordenado segundo registro encontrado na pesquisa do Memorialista Alcinei Pimentel Carneiro foi Raimundo Amâncio de Miranda que nasceu em Maués (antiga Luséa) em 1848 e ordenado sacerdote em 07de maio de 1873 na Catedral de Belém do Párá. (Cf. Cronologia Eclesiástica do Para – D. Alberto Gaudêncio Ramos – saudoso Arcebispo Metropolitano de Belém – PA)

Historicamente, Maués é a mais antiga Paróquia da Diocese de Parintins criada em 1798 pelo 7º Bispo do Pará, D. Manoel de Almeida, é a maior comunidade paroquial da Diocese Parintinense, e futuramente poderá ser sede de uma Prelazia ou Diocese, em virtude de ser um celeiro de vocações masculinas e femininas, cujos missionários e missionárias consagrados já atuam em diversas ordens e congregações religiosas da Igreja Católica no Amazonas, Brasil e Mundo.

Fotos: Paróquia de Maués (AM).