
Ruas do centro de Maués esburacadas devido obras do Governo Estadual, outras sendo asfaltadas as vésperas do Festa do Guaraná 2018. Fotos: Allisson Mota – Folha de Maués
O Governo do Estado por meio da Amazonastur está montando na praia da Ponta da Maresia a estrutura de palco e sol da 39ª Festa do Guaraná de Maués que dará início amanhã (06). A cidade em razão das obras do Governo Estadual está esburacada, nas ruas não tem enfeites ou cartazes do evento.
Os artistas do município que trabalhavam na confecção da decoração da cidade foram desprestigiados, não terá as apresentações das candidatas à Rainha do Guaraná em traje típico e as Lendas foram ensaiadas às pressas, revelando com isso a desorganização da festa nessa edição do evento Maueense, uma vez que a equipe do Governo não procurou as pessoas ligadas à Arte e Cultura da Velha Mundurukânia. Segundo informações divulgadas na imprensa regional mais de R$ 1.500.000,00 foram ou serão investidos no evento e a realidade em Maués é bem diferente no que se refere às questões apontadas.
O Governo do Estado no mínimo “Independente de Partidarismo”, deveria prestigiar o Potencial artístico da cidade de Maués, considerando que o sucesso do evento se resume em “Atrações Musicais” que torram a renúncia fiscal de impostos provenientes do Guaraná produzido no Município. Nem mesmo os produtores de Guaraná estão sendo valorizados, pois o quilograma do produto está sendo vendido há R$ 13,00 – muito abaixo da dos anos anteriores, isso graças ao “desgraçado monopólio” de determinadas empresas de refrigerantes.
