Por: Alcinei Pimentel Carneiro.

Maués ao logo de sua trajetória com a Paróquia criada no ano de 1798, já possuiu três edifícios que serviram de igreja matriz. Segundo registros da Igreja Católica a primeira Matriz da cidade foi construída pelo Frei José Alvares das Chagas (Ordem dos Carmelitas Calçados de Belém) nos meados de 1798, o qual trouxe de Portugal a imagem feita de madeira de Nossa Senhora da Conceição, venerada na atual matriz do município nos dias atuais.

Essa primeira matriz era de palha e barro que serviu o município até maio de 1853, ano em que outro carmelita Frei Joaquim do Espírito Santos Dias e Silva construiu uma nova igreja feita de taipa e pedra, foi benta e inaugurada em 15 de junho de 1853. Esse antigo templo passou por três grandes reformas (1909,1918 e 1945). Em 1937 foi construída uma torre, e os sinos que esta possuía foram doados pelas famílias Leite (Portuguesa) e Faraco (Italiana).

 

FOTO 08 matriz antiga 1960-1963

Infelizmente em 1976, por falta de terreno para a construção da Nova Matriz no formato arredondado, esse antigo edifício foi demolido, pondo à baixo mais de 150 anos de história.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Em 1977 a nova matriz foi benta por D. Arcangelo Cerqua (Bispo da Prelazia de Prelazia de Parintins). E em 2009, a matriz foi ampliada mantendo seu formato arredondado com traços greco-romano com vitrais importados do Estado de São Paulo. Faltando somente a torre, visto que no projeto de reforma e ampliação da igreja havia o plano da construção de duas torres, depois uma torre; no entanto nem nenhuma torre foi erguida.

A atual matriz de Nossa Senhora da Conceição é o mais belo edifício da cidade de Maués e umas das mais belas igrejas do Estado do Amazonas.

 

matriz maués.25. set.2017

Fotos: Arquivo ME A P CARNEIRO – PIMENTEL COMUNICAÇÕES – MAUÉS.