Amazonas saúde

No AM, crianças com deficiências ou comorbidades serão vacinadas primeiro

A vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos no Amazonas será escalonada por grupos prioritários. Primeiro serão as crianças com deficiência permanente ou comorbidades.

Do portal @amazonasatual.com

MANAUS – Os critérios são definidos pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde e a FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas) receberam nesta quinta-feira (6) o informe técnico do governo federal sobre esta etapa.

Na sequência serão indígenas e quilombolas; depois crianças que vivem em casas com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacina será disponibilizada para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade.

Não há exigência de prescrição médica, mas os pais ou responsáveis devem estar presentes e concordar com a imunização.

O imunizante a ser usado é o da Pfizer (Comirnaty – Pfizer/Wyeth), específica para crianças, com rótulo de cor laranja. A composição destinada para o público infantil teve segurança e eficácia atestadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas. O Ministério da Saúde ainda não divulgou previsão de envio de doses desse tipo de imunizante para o Amazonas.

Treinamento

O informe técnico do Ministério da Saúde informa que a vacinação deve começar após a realização de capacitação para vacinação específica para as crianças de 5 a 11 anos. A exigência do governo federal é que haja treinamento completo das equipes de saúde que farão a aplicação da vacina.

Nesta sexta-feira (7), a pasta fará o treinamento on-line para os estados brasileiros. No Amazonas, equipes da FVS vão receber a capacitação e repassar os conhecimentos para as secretarias municipais de saúde das cidades do estado.

As orientações do Programa Nacional de Imunização também destacam que a vacina contra Covid-19 deve ser administrada com intervalo de 15 dias da aplicação de outras vacinas do calendário infantil.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: