Cidade

Rio Preto é a primeira cidade no AM a desobrigar uso de máscara contra a Covid

A prefeitura de Rio Preto da Eva (a 78 km de Manaus) desobrigou o uso de máscara como equipamento de proteção contra a Covid-19 em locais abertos. É a primeira cidade do Amazonas a liberar os habitantes da obrigatoriedade.

Do portal @amazonasatual.com

O prefeito Anderson Silva (Progressista) tirou a máscara ao anunciar a medida em live nesta terça-feira (16), acompanhando da secretaria municipal de Saúde Aila Carla; do coordenador do Programa Nacional de Imunização Railson Vasconcelos; e da coordenadora de Vigilância Sanitária, Cristiane Lindoso.

Anderson alegou o “avanço da vacinação”. O prefeito afirmou que 82% da população da cidade já recebeu a primeira dose da vacina e “quase 60%” já tomaram duas doses. O site da FVS-AM(Fundação de Vigilância Sanitária no Amazonas) apresenta números menores. De acordo com a FVS, os vacinados com a primeira dose na cidade são 45,7% da população. A cobertura com a segunda dose atinge 38,1%, e apenas 18,1% estão com o esquema vacinal completo.

Após fazer considerações sobre o sistema de vacinação, Anderson anunciou a flexibilização. “A partir de hoje nós estamos colocando um novo decreto, com algumas mudanças importantes. É um decreto municipal. Vale aqui para nós. Não vale para Manaus, Beruri ou Itacoatiara… Vale para nossa cidade”.

“A partir de hoje fica livre o uso de máscara em ambiente aberto. Então você caminhar pela rua, ir para os balneários, pegar um banho de sol, ir para a praça, ir para o Cristo [ponto turístico da cidade], você vai para qualquer ambiente aberto, está 100% aberto o não uso de máscara”, disse, ao mesmo tempo em que tirava a proteção facial. Em seguida pediu que seus acompanhantes também tirassem as máscaras.

Anderson Sousa pediu que a população continue a usar máscara em ambientes fechados principalmente se apresentar “síndrome gripal”. O prefeito disse que assim que receber recursos federais, oriundos de emendas parlamentares, vai aumentar o número de fiscais na rua e o investimento na higienização dos logradouros públicos com carros pipas.

No final de outubro a cidade sediou dois grandes eventos – Festa da Laranja e de Piscicultura e 11ª Marcha Para Jesus -, quando foram observadas desobediência às recomendações de cuidados sanitários, com muita gente sem usar máscara e com constantes aglomerações.

O prefeito afirmou que ainda esse ano o município terá outros dois grandes eventos: a Feira Agropecuária Familiar e o Reveillón da cidade, com a atrações nacionais Léo Magalhães, Joelma, Tom Cleber e Guto Lima entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro.

Com população de 34.106 habitantes, segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) de 2020, Rio Preto da Eva registrou 4.890 casos confirmados e 85 mortes pela Covid-19.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: