Amazonas

Massa de ar frio deve chegar ao Amazonas nesta semana

Segundo o Inmet, termômetros devem despencar de 6º a 8º em municípios do estado

Por Ayrton Senna Gazel do PortalEmTempo.

MANAUS (AM) – O mês de julho é conhecido pelo forte calor que marca o verão Amazônico, entretanto, uma massa de ar polar deve derrubar os termômetros nos municípios amazonenses a partir da próxima quinta-feira (29).

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que as temperaturas caiam entre 6°C e 8°C em grande parte do Amazonas. O órgão, contudo, negou a informação de que o estado vá registrar temperaturas negativas, após a informação falsa ter viralizado nas redes sociais. 

Não existe qualquer previsão de a temperatura chegar a -6°C. Segundo o órgão, o que existe é uma previsão, realizada a partir de modelo matemático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta a possibilidade de declínio de temperatura de 6°C a 8°C. Ou seja, se for comum em uma cidade ocorrer temperatura mínima de 26°C, com o declínio, ela poderá chegar aos 20ºC ou 18°C

, afirmou a Defesa Civil, por meio de nota.

Ainda segundo o alerta emitido pela Defesa Civil do Amazonas nesta segunda-feira (26), as regiões que devem ser mais afetadas são as calhas do Juruá, Purus, Madeira, Alto Solimões, Médio Solimões, Baixo Solimões e Rio Negro.

  De acordo com o Inmet, a queda das temperaturas será provocada pela chegada de uma massa de ar frio que deve atingir toda a região Sul e Sudeste, além de boa parte do Centro-Oeste e alguns estados do Norte e Nordeste.  

Segunda ‘friagem do ano’

No final de junho, os amazonenses também foram surpreendidos por uma massa de ar frio, que derrubou a temperatura na manhã do dia 20. Manaus chegou a 21º C  e em municípios do sul amazonense, como Boca do Acre, os termômetros marcaram até 14º C.

Segundo especialistas, o fenômeno é causado pelo deslocamento de uma massa de ar frio até latitudes baixas e é muito comum nesta época do ano.

Frio severo no resto do país

A massa de ar frio se aproxima do Brasil devendo atingir o Sul do país a partir de amanhã (27), com chuva nos três estados da região. A expectativa é de que, na terça-feira (27), essa massa se desloque por partes do Sudeste e do Mato Grosso do Sul.

O Inmet informa que, ainda no dia 27, a Região Sul deverá apresentar “declínio acentuado das temperaturas máximas” e, nos dias seguintes (28 e 29), o ar frio deverá avançar pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo, atingindo, nos dias 29 e 30, o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Direto da Redação

Notícia, conteúdo e credibilidade

Folha de Maués

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Turismo e Viagem

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1 > Mundo

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

g1

Notícias da Terra do Guaraná, Amazonas, Brasil e Mundo

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: